ADUR em defesa da carreira docente
Em mais uma ação em defesa da carreira, a ADUR se reuniu com a Reitoria e com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) da UFRRJ para encaminhar assuntos relacionados à progressão, insalubridade, reposicionamento, entre outros.
Dia 31 de outubro a ADUR se reuniu mais uma com a reitoria da UFRRJ para tratar de pautas referentes à carreira. Estiveram presentes as professoras Elisa Guaraná e Beatriz Wey representando a ADUR; o reitor, professor Roberto Rodrigues; o pró-reitor adjunto da Progep, Marcelo da Cunha Sales; o engenheiro em segurança do trabalho, Luis Felipe Alonso Alves; o chefe de gabinete da Reitoria, José Antonio Pimenta Barros; além de funcionários da Cast e da Progep.
Antes de entrar na pauta central da reunião, a ADUR informou o início da obra do Anexo II e se comprometeu em atender qualquer demanda que surgisse por parte da Reitoria.
Como primeiro ponto de pauta, a ADUR apontou a demora em solucionar os dois pontos centrais em relação ao reconhecimento de trabalho insalubre. Na reunião anterior, em julho, a ADUR propôs, com seu jurídico, que fossem buscadas soluções junto a outras universidades para o cumprimento da conversão do tempo de insalubridade em aposentadoria. Em resposta, o pró-reitor adjunto da Progep, Marcelo da Cunha Sales, informou que a partir do contato com a UFRN já elaboraram um modelo para ser avaliado pela procuradoria da UFRRJ. Em diálogo com professores impactados pela questão, a ADUR solicitou uma reunião, o mais rápido possível, entre o seu jurídico e a procuradoria da UFRRJ. O chefe de gabinete está em contato com os dois jurídicos e marcará a reunião para os próximos dias.
Mais uma demanda da reunião foi sobre a urgência de se avançar na análise de ambientes insalubres. A universidade informou que será contratada uma prestação de serviço para realizar as análises. A ADUR solicitou a criação de uma Comissão de Acompanhamento da identificação e análise dos locais insalubres. A comissão será formada por professores indicados, que irão atuar juntamente com os técnicos de segurança do trabalho e de saúde. A indicação será enviada ainda essa semana.
O segundo ponto de pauta da reunião foi sobre progressão docente. A ADUR pontuou que era necessário um passo a passo para o processo das progressões múltiplas no SIPAC. Afirmou também que o memorando de 5 de outubro, sobre o pagamento dos retroativos das progressões múltiplas, não esclareceu a questão. A Proger confirmou que a UFRRJ irá pagar cinco anos retroativos, contados a partir da entrada do processo.
Ainda nesse assunto, foi apontado que ainda existe pendência de encaminhamento em relação às alterações de interstício. O memorando de 5 de outubro informava que haveria um encaminhamento a partir de 16 de outubro. O jurídico da Adur revisou o caso e propôs o desarquivamento do processo que alterou o interstício. A Proger confirmou que tem o mesmo entendimento e que encaminhou para a Procuradoria da UFRRJ essa solução. A ADUR insistiu na urgência do encaminhamento por impactar novas progressões e docentes que estão se aposentando. A Reitoria assumiu o compromisso de acelerar essa análise.
O terceiro e último ponto foi sobre o reposicionanamento de docentes de outras universidades aprovados em concursos na UFRRJ. A ADUR reforçou a posição de que temos uma única carreira e que o reposicionamento deve ser reconhecido. A Reitoria informou que recebeu parecer negativo da Procuradoria. A ADUR pontuou que não recebeu retorno do ofício enviado solicitando posicionamento final. A Reitoria vai encaminhar o parecer final e a partir desse posicionamento definitivo a ADUR irá reunir os professores e professoras e o jurídico e avaliar os próximos passos.
Em assuntos extras, a ADUR trouxe a questão do assédio moral. As professoras presentes apontaram a preocupação dos inúmeros casos que chegam ao sindicato e a necessidade de uma alteração de protocolo de encaminhamento do assédio, além das ações de sensibilização da campanha Rural sem Assédio, que a ADUR participou da construção. A reitoria assumiu o compromisso de iniciar um diálogo sobre a mudança de protocolo e fluxo desde o recebimento dos casos.
Mais Notícias
Chamada Pública Centro de Memória e Cultura ADUR
Postado em 24/01/2025
Você é professora ou professor da UFRRJ e artista? Compartilhe seu talento cultural na ADUR! O Centro de Memória e … leia mais
Reajuste salarial dos servidores federais é resultado de mobilizações e greve
Postado em 17/01/2025
17 de janeiro de 2025 Comunicação da ADUR No dia 31 de dezembro de 2024, foi publicada no Diário Oficial … leia mais
Programa Mais Professores: Iniciativa é promissora, mas carreira docente ainda precisa de mais investimentos
Postado em 15/01/2025
15 de janeiro de 2025 Comunicação da ADUR O Governo Federal lançou nesta terça-feira (14), o Programa Mais Professores para … leia mais
Contra o Retrocesso na Moderação de Conteúdo da Meta e os Ataques à Regulação Democrática do Espaço Digital
Postado em 08/01/2025
Mark Zuckerberg, CEO da Meta, que abrange as redes sociais Facebook, Instagram e Threads, anunciou publicamente que a empresa irá … leia mais
Fechamento do Arquivo Público do Rio de Janeiro: Governador ataca preservação da memória histórica
Postado em 08/01/2025
08 de janeiro de 2025 Comunicação da ADUR O anúncio do fechamento do Arquivo Público do Estado do Rio de … leia mais
A democracia continua de pé
Postado em 08/01/2025
08 de janeiro de 2025 Comunicação da ADUR Dia 8 de janeiro de 2025 é o dia do povo brasileiro … leia mais
Fernanda Torres Vence Globo de Ouro com Filme que Relembra as Cicatrizes da Ditadura: “Eu Ainda Estou Aqui”
Postado em 07/01/2025
07 de janeiro de 2024 Comunicação da ADUR Neste fim de semana, a atriz Fernanda Torres fez história ao vencer … leia mais
Governo Federal apresenta MP que garante o reajuste aos servidores
Postado em 03/01/2025
03 de janeiro 2025 Comunicação da ADUR O Governo Federal anunciou junto ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços … leia mais
A ADUR deseja um excelente 2025
Postado em 31/12/2024
🌟 A ADUR deseja a todas e todos um final de ano de descanso, reflexões e renovação. ✊ 2024 foi … leia mais
Nota sobre ação antissindical do TCU contra professores do Cefet/RJ
Postado em 27/12/2024
Nós, abaixo-assinados, vimos a público para denunciar recente ação do Tribunal de Contas da União (TCU), que demandou a abertura … leia mais